O trabalho com nome propicia ao aluno:
- Diferenciar
letras e desenhos.
- Diferenciar
letras e números.
- Diferenciar
letras, umas das outras.
- Refletir
sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
- Refletir
sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar
materiais, registrar a presença na sala de aula( função de memória da
escrita), etc;
- Sistematizar
a orientação da escrita: da esquerda para a direita.
- Entender
que se escreve para resolver alguns problemas práticos.
- Conhecer
o nome das letras.
- Ter
contato com amplo repertório de letras( a diversidade e a quantidade
de nomes numa mesma sala)..
- Desenvolver
as habilidades grafo-motoras.
- Contato
com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve
orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de
conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso
social.
ATIVIDADES COM O NOME
- Achar o
seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no
quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás
restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
- Batata-Quente,
onde todos em roda ouvem uma música,
enquanto vai passando um objeto qualquer ; o parar a música, quem estiver
com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda,
indentificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na
respectiva inicial.
- Todos em
roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora c ada um
deverá ir em busca de quem está com o seu crachá;ao encontrar,
troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
- Escolher
no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá
guardá-lo no quadro de pregas.
- Cada um
ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever o seu nome
na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas;contaremos quantas
crianças vieram e quantas faltaram;
- Cada um
deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um
contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encotrar amigos
que têm a mesma quantidade de letras. Os crachás serão guardados na ordem
crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior.
- Cada um
pega o seu crachá no quadro de pregas e anda aleatóriamente pela sala. Ao
sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem
alfabética observando a letra inicial;falar onde mais usamos esta ordem(
agenda telefônica, dicionário,lista da escola, etc);
- Utilizar
crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem
alfabética, onde cada um colocará o seu nome;
- Bingo-
utilizar o crachá para brincar de bingo, de modo que cada aluno receba uma
tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz
ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora
do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
- Bingo
com cartelas contendo mais de um nome;
- Brincar
de forca com os nomes, de forma qua a criança que descobrir qual é o nome
da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o
próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
- Brincar
de amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha
e sorteia um crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio
dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
- Que nome
é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: ” Te dou um
C, te dou do um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?” a
turma deverá responder: CAIO. E este rapidamente pega seu crachá e guarda
no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próprio
nome;
- Utilizar
os crachás para sorteios de ajudantes, etc.
- As
crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um
quebra-cabeça, montando assim os seus nome;
- Advinhe
o seu nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor
pronuncia os nomes das crianças as com sílabas ou letras trocadas e
o grupo deverá descobrir de quem é o nome.Ex: LARCOS= CARLOS;
- Descobrir
a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá
na lousa; ao descobrirem, ao dono do nome identifica e guarda o seu crachá
que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
- Com a
música: A Canoa virou…em uma roda ao falarem o nome da criança, esta
deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de
letras.
- Todos os
dias ao fazer a data e a rotina do dia, a professora escreve “bom dia”
para uma criança e todos poderão abraçá;esta escolha pode ser por ordem
alfabética, sorteio,
música, aniversariantes,etc;
- Chamada
na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com
uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para
outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
- Agarre o
par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares; A professora
estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e
ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também.
Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante
a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
- Ao
chegar, cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo;os que
sobrarem serão os ausente;
- Arremessando
a bola para o alto no meio da roda, uma criança deverá dizer o nome de um
dos colegas;este tentará pegar a bola;se conseguir repete o procedimento,
se não conseguir, a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
- Brincar
de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na
presença delas.Montar uma poesia com as rima encontradas,digitar e
entregar uma para cada criança, para que seja lido no coletivo, depois
cada um encontra seu nome e circula.Poderão recitar para as demais turmas
e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
- Descobrir
juntos todas as versões da música ” A barata diz que tem…”, então
reescrevê-la com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seu
nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e
entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois
cada um encontra seu nome e circula.Poderão cantar ou recitar para as
demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus
autógrafos;
- Solicitar
uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na
roda. Digitar essas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho
da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem;
- Fazer um
desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para
a montagem de um livrinho;
- Montar
um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com
seus respectivos nomes;
- Montar
um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e
pessoais, fotos próprias e de familiares; este poderá ser um produto final
de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade;
- Ditado:
entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista.
Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno
que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o
nome certo.Para que essa atividade seja possível a todos, é importante
fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e
afinal, por exemplo;
- Entregue
uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça qua as crianças digam os
nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes.Siga as mesmas
orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a
realização da tarefa;
- Entregue
uma lista com os nomes dos alunos.Peça para que recortem os nomes e depois
que separem em duas colunas:nomes das meninas e nomes dos meninos ou que
os coloquem em ordem alfabética;
- Pesquisa
sobre a origem do nome ( pesquisa com os familiares);
- Análise
da Certidão de Nascimento da criança ( trabalho com documento);
- Montagem
de uma árvore genealógica da família;
- Análise
de fotos antigas e atuais da criança;
- Montagem
de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidoas;
- Letras
do alfabeto letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor,
EVA ou outro material.Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras
para cada grupo que deverá o maior número possível de palavras que
comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa
na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem
do vocabulário ativo da classe;
- Alfabeto
ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem
uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar à
disposição dos alunos durante o ano;
- Pedir
para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a
letra inicial. É feito uma lista com as palavras.Algumas palavras poderão
ser copiadas no caderno;
- Listagem:
elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado,
animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc.
Reconstruir na lousa algumas palavras perguntando aos alunos quais letras
devem ser usadas. As listas ficam à disposição dos alunos para
futuras consultas;
- O
professor faz um quadriculado numa cartolina ou sulfite, escrevendo uma
letra em cada quadrado.O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie
com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome ( destacando-a na
palavra);
- Quebra-Cabeça
– o professor faz um quebra-cabeça com as letras do nome do aluno. Mais
tarde, poderá fazer com outras palavras;
- Caixa-surpresa
– o professor, ao final da aula, entrega uma caixa a um aluno
pedindo a ele que traga um objeto qualquer de sua casa para a aula
do dia seguinte. Na próxima aula, ele dará dicas aos colegas que tentarão
adivinhar qual o objeto que está na caixa;
- Chamar o
aluno entregando seu cartão;
- Chamar o
aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
- Mostrar
o cartão sem falar o nome, esperando que o dono ou colega o
reconheça;
- Mostrar
o cartão sem ler,mas dando uma característicado dono. Os alunos devem
adivinhar quem é;
- Embaralhar
os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure
o seu;
- Embaralhar
os cartões, entregar um para cada aluno, que deverá entregar ao
dono;
- Dispor
os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
- Separar
os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila
na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os
demais para trás até que todos peguem o seu;
- Deixar
os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão
que não seja o seu e entregue ao dono;
- Dividir
a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde
todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
- Entregar
os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras
de seu cartão com suas letras móveis;
- Passar o
dedo sobre as letras;
- Contar
as letras do nome;
- O
professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de
seus cartões, deverão descobrir onde estão escritos os seus nomes;
- Separar
os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que
o professor usou ( letra inicial, letra final, etc);
- Separar
3 cartões, mostrar, mostrar e ler para a classe.Misturá-los e retirar um.
Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome
deverá escrev~e-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
- Separar
os cartões dos alunos que faltaram naquele dia;
- Numa
folha mímeograda ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado , pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
- Numa
folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, pintar de azul o nome da professora;
- Numa
folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece
com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de
letras…
- Numa
folha mímeografada ( ou impressa),quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
- Numa
folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, circular a 1ª letra de seu nome ou a última, ou outra que a
professora pedir;
- Numa
folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, circular as letras iniciais de cada nome;
- Numa
folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, pintar de laranja o nome do aluno que senta à sua esquerda, de
verde o que senta à direita ( à frente atrás);
- Numa
folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de
cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o
número de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira, anotando o
numeral;
- Numa
folha mímeografada (ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada
quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em
critérios dados pela professora;
- Nomes
com 5 letras
- Nomes
dos alunos de uma determinada fileira
- Nome dos
meninos
- Nome das
meninas
- Nomes
com mais de 6 letras
- Nomes
com menos de 5 letras
- Nomes
iguais
- Nomes
com 6 letras, que comecem com a letra R, etc;
71.O professor deve ainda selecionar situações em
que se faz necessário escrever e ler nomes( função social da escrita);
72.Escrever o nome de colegas para identificar
papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os
nomes);
73.Lista da chamada da classe;
74.Ler os cartões com nomes para saber em que
lugar cada um deve sentar;para saber quem são os ajudantes do dia etc;
75.Escrever bilhetinhos assinando-os;
76.Escrever cartas assinando-as e
escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope;
77.Brincar de “banco”, assinando cheques e
documentos.
78.Elaborar uma carteira de identidade;
79.Pedir xerox da certidão de nascimento,
reproduzindo-a;
80.Montar acrósticos;
A estas sugestões, muitas outras da sua prática,
poderão ser acrescidas.Lembrando :trabalhar nomes representa importante
elemento facilitador no processo de alfabetização