sexta-feira, maio 25
DIDÁTICA
Qual é a metodologia mais adequada, visando o ensino e a aprendizagem do aluno.
http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=d5y7DNt1eNM
O Espelho tem duas faces Cena 1 e 2 - Aula de Matemática e Literatura
Pós graduação - EAD Formação de docentes para o Ensino Superior
Olá pessoal ! Postarei aqui informações
importantes relacionados ao curso de Formação de Docentes para o Ensino
Superior , espero que possa ajudar para o melhor entendimento do curso.
Abaixo segue o
calendário do curso.
Calendário das Disciplinas -
Março de 2012
|
|||
Curso: Formação de Docentes
para o Ensino Superior - 12 meses
|
|||
Datas *
|
Disciplinas
|
Data da Avaliação Presencial *
|
|
26/03 a 20/04/2012
|
Tecnologia aplicada ao ensino
|
28/4/2012
|
|
23/04 a 25/05/2012
|
Didática do Ensino Superior
|
26/5/2012
|
|
28/05 a 29/06/2012
|
Avaliação Educacional
|
30/6/2012
|
|
06/08 A 24/08/2012
|
Teorias da Aprendizagem
|
25/8/2012
|
|
27/08 a 21/09/2012
|
Metodologia Científica
|
22/9/2012
|
|
24/09 a 19/10/2012
|
Bases Históricas e Filosóficas
da Educação
|
20/10/2012
|
|
29/10 a 16/11/2012
|
Estratégias para a Qualidade no
Ensino Superior
|
17/11/2012
|
|
19/11 a 14/12/2012
|
Estrutura e Funcionamento do
Ensino Superior
|
15/12/2012
|
|
28/01 a 22/02/2013
|
O professor como pesquisador
|
23/2/2013
|
|
25/02 a 22/03/2013
|
Elaboração de Projetos
Pedagógicos e currículos de cursos superiores
|
23/3/2013
|
|
Dez/2012 a Março/2013
|
Monografia
|
||
* sujeito a alterações
|
|||
**O horário das avaliações
presenciais são sempre das das 11h às 12h.
|
|||
*** Local: prédio D na unidade
Memorial (a alocação da sala estará fixada em cartazes pelo
|
sexta-feira, maio 18
Música - PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES
PLANETA ÁGUA
Água que nasce na
fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz
inocente
Riacho e deságua
Na corrente do
ribeirão...
Águas escuras dos
rios
Que levam
A fertilidade ao
sertão
Águas que banham
aldeias
E matam a sede da
população...
Águas que caem das
pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem
tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos
lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe
d'água
É misteriosa canção
Água que o sol
evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de
algodão...
Gotas de água da
chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da
chuva
Tão tristes, são
lágrimas
Na inundação...
Águas que movem
moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam
humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da
terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta
Água...
Água que nasce na
fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz
inocente
Riacho e deságua
Na corrente do
ribeirão...
Águas escuras dos
rios
Que levam a
fertilidade ao sertão
Águas que banham
aldeias
E matam a sede da
população...
Águas que movem
moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam
humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da
terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta
Água...(2x)
segunda-feira, maio 14
A CONVERSA DAS PALAVRAS
A CONVERSA DAS PALAVRAS
...A Palavra Amizade desse
jeito se explicou:
- Não deixo ninguém ficar
sozinho.
Esta é a minha função.
Sou como o cimento que
junta os tijolos.
Sou como a manteiga
juntando o pão.
- Quando me perguntam:
Amizade, você acaba?
Respondo sempre que não.
Se eu for bem cuidada...
(Jandira
Masur / A conversa das Palavras,pp. 12-13. Ed Ática, 1987)
REFLETINDO SOBRE
O TEXTO
1.
Você gostou do
poema?
2. Você já sentiu por alguém uma grande amizade?
3. É bom ter um amigo? Por quê?
4. Por que a amizade nunca deixa ninguém sozinho?
5. Você já perdeu um amigo ? Por que?
6. O que você fez para reconquistá-lo?
ENRIQUECENDO O
VOCABULÁRIO
⇒Através do dicionário
vamos descobrir o significado das palavras abaixo:
Amizade → ____________________________________________________
sozinho→
_______________________________________________________
função →
_______________________________________________________
cimento →
_____________________________________________________
quinta-feira, maio 10
Mensagem para crianças
Ser criança é...
Pular corda até se cansar.
Pular amarelinha e brincar de casinha...
Ter uma bonequinha e chamá-la de filhinha,
Comer bala, pirulito, pipoca...
Um montão de paçoca!!!
Dar gargalhadas sem parar,
Ter um ursinho pra dormir agarradinha,
Ter uma amiguinha pra os segredinhos contar...
É brincar de carrinho com o melhor amiguinho,
Soltar pipa até o entardecer.
Brincar de pega-pega e pião...
Jogão e inventar com o irmão!
Andar de skate, mascando chiclete,
Fazer manobras radicais de bicicleta...
Ser criança tem um gostinho especial...
Correr, pular e brincar,
Comer melado e se lambuzar...
Você é criança? Tem que aproveitar!
Frances Rodrigues Pinto
Mensagem - AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM
AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM
Se as crianças vivem em meio a críticas, aprenderão a condenar.
(Dorothy Law Nolte)
Se as crianças vivem em meio a críticas, aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade, aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas, irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha, aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo, aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância, aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios, aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação, aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação, aprenderão a gostar de si mesmos.
Se as crianças vivem onde há honestidade, aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança, aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade, aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.
(Dorothy Law Nolte)
sexta-feira, março 23
segunda-feira, março 5
domingo, março 4
O NÓ DO AFETO
O NÓ DO AFETO
Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo,durante a semana.Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo.
Quando voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família.Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.O nó era o meio de comunicação entre eles.A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazer presente, de se comunicar com o filho. Aquele pai encontrou a sua, simples mas eficiente.E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.Por vezes nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos do principal, que é a comunicação através do sentimento.Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.É válido que nos preocupemos com os nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.Para que haja a comunicação é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo de escuro.A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor.Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.E você? Já deu algum nó afetivo no lençol do seu filho hoje?Pense nisso!
Se
você é um desses pais ou dessas mães que realmente precisam se ausentar do lar
para prover o sustento da família, lembre-se que você pode encontrar a sua
própria maneira de garantir a seu filho a sua presença. Você pode encontrar um jeito de dizer a ele o quanto ele é
importante na sua vida e o quanto você o ama.Mas
lembre-se da linguagem do coração. Dessa linguagem que pode ser sentida, apesar
da distância física.E
procure apertar os laços do afeto, pois estes são os verdadeiros elos que nos
unem aos seres que amamos. Pense
nisso, mas, pense agora!
Assinar:
Postagens (Atom)