Ads 468x60px

sexta-feira, maio 25

DIDÁTICA




Qual é a metodologia mais adequada, visando o ensino e a aprendizagem do aluno.
http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=d5y7DNt1eNM



O Espelho tem duas faces Cena  1 e 2 - Aula de Matemática e Literatura



Pós graduação - EAD Formação de docentes para o Ensino Superior


Olá pessoal ! Postarei aqui informações importantes relacionados ao curso de Formação de Docentes para o Ensino Superior , espero que possa ajudar para o melhor entendimento do curso.

Abaixo segue o calendário do curso.
Calendário das Disciplinas - Março de 2012

Curso: Formação de Docentes para o Ensino Superior - 12 meses

Datas *
Disciplinas
Data da Avaliação Presencial *

26/03 a 20/04/2012
Tecnologia aplicada ao ensino
28/4/2012

23/04 a 25/05/2012
Didática do Ensino Superior
26/5/2012

28/05 a 29/06/2012
Avaliação Educacional
30/6/2012

06/08 A 24/08/2012
Teorias da Aprendizagem
25/8/2012

27/08 a 21/09/2012
Metodologia Científica
22/9/2012

24/09 a 19/10/2012
Bases Históricas e Filosóficas da Educação
20/10/2012

29/10 a 16/11/2012
Estratégias para a Qualidade no Ensino Superior
17/11/2012

19/11 a 14/12/2012
Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior
15/12/2012

28/01 a 22/02/2013
O professor como pesquisador
23/2/2013

25/02 a 22/03/2013
Elaboração de Projetos Pedagógicos e currículos de cursos superiores
23/3/2013

Dez/2012 a Março/2013
Monografia
* sujeito a alterações
**O horário das avaliações presenciais são sempre das das 11h às 12h.
*** Local: prédio D na unidade Memorial (a alocação da sala estará fixada em cartazes pelo 

sexta-feira, maio 18

Música - PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES

PLANETA ÁGUA



Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

segunda-feira, maio 14

A CONVERSA DAS PALAVRAS



A CONVERSA DAS PALAVRAS


...A Palavra Amizade desse jeito se explicou:
- Não deixo ninguém ficar sozinho.
Esta é a minha função.
Sou como o cimento que junta os tijolos.
Sou como a manteiga juntando o pão.
- Quando me perguntam:
Amizade, você acaba? Respondo sempre que não.
Se eu for bem cuidada...



(Jandira Masur / A conversa das Palavras,pp. 12-13. Ed Ática, 1987)




REFLETINDO SOBRE O TEXTO

1.      Você gostou do poema?

           

2.      Você já sentiu por alguém uma grande amizade?



3.      É bom ter um amigo? Por quê?




4.      Por que a amizade nunca deixa ninguém sozinho?




5.      Você já perdeu um amigo ? Por que?




6.      O que você fez para reconquistá-lo?





ENRIQUECENDO O VOCABULÁRIO
Através do dicionário vamos descobrir o significado das palavras abaixo:
Amizade ____________________________________________________
sozinho _______________________________________________________
função _______________________________________________________
cimento _____________________________________________________

quinta-feira, maio 10

Mensagem para crianças


Ser criança é...

Pular corda até se cansar.
Pular amarelinha e brincar de casinha...
Ter uma bonequinha e chamá-la de filhinha,
Comer bala, pirulito, pipoca...
Um montão de paçoca!!!
Dar gargalhadas sem parar,
Ter um ursinho pra dormir agarradinha,
Ter uma amiguinha pra os segredinhos contar...
É brincar de carrinho com o melhor amiguinho,
Soltar pipa até o entardecer.
Brincar de pega-pega e pião...
Jogão e inventar com o irmão!
Andar de skate, mascando chiclete,
Fazer manobras radicais de bicicleta...
Ser criança tem um gostinho especial...
Correr, pular e brincar,
Comer melado e se lambuzar...
Você é criança? Tem que aproveitar!

Frances Rodrigues Pinto

Mensagem - AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM
Se as crianças vivem em meio a críticas, aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade, aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas, irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha, aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo, aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância, aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios, aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação, aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação, aprenderão a gostar de si mesmos.
Se as crianças vivem onde há honestidade, aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança, aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade, aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.

(Dorothy Law Nolte)

domingo, março 4

O NÓ DO AFETO



O NÓ DO AFETO

    Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

   Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças

  Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo,durante a semana.Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo.

  Quando voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família.Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo.    Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.O nó era o meio de comunicação entre eles.A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazer presente, de se comunicar com o filho. Aquele pai encontrou a sua, simples mas eficiente.E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.Por vezes nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos do principal, que é a comunicação através do sentimento.Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.É válido que nos preocupemos com os nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.Para que haja a comunicação é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo de escuro.A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor.Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.E você? Já deu algum nó afetivo no lençol do seu filho hoje?Pense nisso!

Se você é um desses pais ou dessas mães que realmente precisam se ausentar do lar para prover o sustento da família, lembre-se que você pode encontrar a sua própria maneira de garantir a seu filho a sua presença.         Você pode encontrar um jeito de dizer a ele o quanto ele é importante na sua vida e o quanto você o ama.Mas lembre-se da linguagem do coração. Dessa linguagem que pode ser sentida, apesar da distância física.E procure apertar os laços do afeto, pois estes são os verdadeiros elos que nos unem aos seres que amamos.           Pense nisso, mas, pense agora!




Link Within

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...